Espaço Cultural do “Sítio Minguinho”

Sítio particular localizado no meio rural, o qual proporciona uma viagem  no tempo pelos ciclos econômicos da época da colonização do município. Possui um amplo acervo de imóveis, objetos e utensílios criados ou trazidos pelos imigrantes de várias etnias, principalmente pelos alemães do Volga, objetos como: o barbaquá, tafona, roda d’água e monjolos.

Visitação: atendimento a grupos pré-agendados

Telefone: (42) 9 9982-3583 e 3252-3362

Ingresso: sim

Visita guiada: sim

Caráter: privado

O local possui ainda, ambientações como: réplicas de uma sapataria, uma bodega, e uma ferraria, que mostram como eram os ofícios destas profissões, hoje em extinção.

Outro ponto de destaque do atrativo é a casa típica russo-alemã, ricamente adornada por objetos históricos e que faziam parte do dia a dia dos primeiros imigrantes.

Nas paredes do hall de entrada estão artigos de comunidades exóticas de etnias de Palmeira e região: Witmarsum (alemães), Capelinhas de Vieiras (portugueses), Sutil (africanos), Colônia Cecília (italianos anarquistas) e Colônia dos Russos.

A decoração do local é marcada por ferros a brasa, lampiões, bengalas, rádios, porcelanas, amassadeira de pão e gamela. Não esquecendo do belíssimo fogão à lenha fabricado em Minas Gerais.

As visitas são guiadas pelo proprietário, Arnoldo Monteiro Bach, que é professor e autor de diversos livros que tratam sobre a história do município.

Endereço: localidade de Santa Bárbara, cerca de 11 km a partir do Centro do município, pela PR-151 (sentido Palmeira- São  João do Triunfo). O atrativo localiza-se a 2 km da PR 151.

Pin It

Comente esta matéria