Estádio João Chede

O Ypiranga Futebol Cube foi fundado em 06 de agosto de 1920. Dois anos depois foi inaugurada a arquibancada em madeira. Durante todos esses anos a arquibancada foi reformada várias vezes para atender as necessidades dos atletas e do próprio quadro social do clube. Segundo depoimento do senhor Luiz Gastão Gumy foram feitas poucas transformações, como: a construção da sauna e os vestiários subterrâneos para dar acesso aos jogadores e árbitros. Os vestiários foram construídos em 1982/83 e a sauna em 1987. Quando o Ypiranga participou da Segunda Divisão do futebol paranaense, foi necessário trocar as madeiras que estavam apodrecidas, afim de atender as pessoas que vinham assistir aos jogos como assim com a crônica esportiva as emissoras de rádios e televisão.

Ao nível do campo de futebol estão o salão, o bar, a cozinha, banheiros, sala de troféus e diretoria, fechados na frente por alvenaria e nas laterais e fundos por tabuado. Sobrepõe-se a esse corpo o pavilhão da arquibancada, totalmente estruturado em madeira e composto por sete fileiras de bancos protegidos por uma cobertura de quatro águas erguida por delgados montantes.

O aspecto mais notável do pavilhão de arquibancadas do Ipiranga Futebol Clube é a transposição para uma edificação de uso coletivo e de grandes dimensões de elementos ornamentais típicos da arquitetura vernacular regional. Os beirais de lambrequim, os treliçados de arremates e os guarda-corpos vazados complementam e emolduram o pavilhão conferindo-lhe, juntamente com as cores contrastantes com que são pintados – branco e vermelho -, uma expressividade marcada pela simplicidade.

Localização: Situado à rua Coronel Otoni Ferreira Maciel, no centro da cidade.

Visitação: não necessita agendamento

Ingressonão

Visita guiada: não

Caráterprivado

Como chegar:

Estádio João Chede

Estádio João Chede

 

Pin It

Comente esta matéria