Gruta do Cercado

As cavernas ficam a pouco mais de 800 metros a partir de uma pequena Igreja Evangélica ou ainda cerca de 30 minutos de caminhada por um terreno íngreme a de mata fechada. A entrada de uma das cavernas possui uma pequena abertura com diâmetro pouco superior a 50 centímetros, onde o visitante tem que se arrastar por cerca de 2 metros até atingir o salão da caverna onde encontram-se vários espeleotemas (estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e outros), e que infelizmente, em razão da ação predatório de alguns visitantes encontram-se cada dia mais depredados.

Já a entrada da segunda caverna encontra-se a poucos metros da primeira, no entanto sua entrada é quase vertical onde o visitante gurta to cercadodeve descer amparando-se nas pedras ou ainda com a ajuda de uma corda. No primeiro salão da segunda caverna que possui cerca de uns 2,5 metros de altura, poucos espeleotemas, muitas rochas soltas e a presença de morcegos e ainda algumas aranhas e opiliões. No segundo ambiente da caverna, a surpresa, um salão de grandes dimensões guarda uma cachoeira de águas límpidas em seu interior. A abertura da caverna é outro atrativo a parte, pois as luzes do sol e o verde da mata refletem na água do córrego da caverna.

Endereço: A localidade do Cercado dista cerca de 35 quilômetros da sede do município de Palmeira ou ainda pouco mais de 5 quilômetros da Capela da Nossa Senhora das Pedras. O acesso a partir da sede do município pode ser feito pela BR 227, cerca de 5,8 quilômetros até a entrada que dá acesso a Colônia Quero-Quero. Da entrada que dá acesso a colônia até a BR 376 são 20 quilômetros por estrada asfaltada. Já na BR 376, mais precisamente no Km 534 está a entrada de acesso para a localidade de Nossa Senhora das Pedras e Cercado. Da BR 376 até o atrativo são 11 quilômetros por estrada de terra que encontra-se em condições regulares de tráfego.

Telefone: (42) 3254-1333

Visitação: livre

Visita guiada: sim

Como chegar:

Pin It

Comente esta matéria